Clientes

Postos de Combustíveis (Monitoramento Preventivo)
Sejam postos integrantes de grandes redes ou avulsos, bandeirados ou independentes, não há como negar que os combustíveis são não somente passíveis de adulteração, mas também de eventuais contaminações e falhas operacionais que podem gerar não-conformidades em relação às especificações vigentes. Tais fatores geram igualmente em todos os postos a necessidade de um monitoramento do atendimento as especificações, o que costumeiramente o mercado conhece por controle de qualidade, ou PMQ. Entre 2005 e 2010 aproximadamente, as ações de fiscalização eram quase que em sua totalidade geradas por grandes adulterações de combustível, havendo nítida diferenciação entre combustíveis adulterados e os não-adulterados, contudo, atualmente com o aprimoramento das fiscalizações tem se observado que a maioria das multas, interdições e cassações tem se motivado por pequenas contaminações que, embora muitas vezes involuntárias e ocultas aos revendedores, são capazes de gerar não-conformidades em parâmetros monitorados pela ANP, PROCON e Secretaria da Fazenda, que podem resultar em enormes prejuízos até mesmo para revendedores idôneos. É preciso entender ainda que há no mercado alguns programas de controle de qualidade nos quais o foco é mais direcionado a fins comerciais e de propaganda, do que necessariamente como prevenção a não-conformidades, não abrangendo um conjunto amplo de parâmetros que se aproxime ou se iguale ao conjunto de características avaliadas pela fiscalização, deixando os revendedores só superficialmente amparados. Por essas razões, a Vulcano executa e disponibiliza aos postos o monitoramento preventivo periódico de não-conformidades, através de equipe própria de coleta que vai até o endereço do cliente e coleta amostras de todos os tanques para análise em laboratório, abrangendo um escopo amplo e funcional de características contratadas de acordo com o interesse e a necessidade dos postos participantes do monitoramento.
Postos de Combustíveis (Treinamento dos Procedimentos de Qualidade)
Por observamos que em alguns casos os problemas por não-conformidades poderiam ter sido evitados caso houvesse maior entendimento e compreensão dos procedimentos analíticos atribuídos aos postos pela ANP, disponibilizamos treinamentos completos sobre os procedimentos de qualidade atribuídos pela legislação aos revendedores, abrangendo um escopo com conteúdo prático e funcional, com duração aproximada de duas a três horas, abrangendo pontos como:
- análises pré-recebimento;
- amostras-testemunhas;
- guarda de documentos obrigatórios;
- equipamentos obrigatórios e calibrações;
- formulários de registro da qualidade;
- regras para recusa de recebimento;
- compreensão/leitura dos boletins de conformidade;
- benefícios da comparação entre resultados obtidos nas análises e os resultados recebidos das distribuidoras;
- Funcionamento das fiscalizações e processos; entre outros.
Dsitribuidoras de Combustíveis
O Laboratório Vulcano foi constituído devido à obrigatoriedade imposta pela ANP as distribuidoras de analisarem e emitirem seus Boletins de Conformidade antes da liberação de cada lote de produto a ser distribuído aos postos revendedores, assim, o atendimento às distribuidoras é um dos pilares da empresa. Em nossa sede, para atender a demanda do pólo petroquímico, desde a fundação em 2002 nos propusemos a atender as distribuidoras de forma ininterrupta, 24 horas por dia, acompanhando toda a agilidade desse mercado e colaborando para que nossos clientes alcancem seus objetivos de crescimento e sustentabilidade em seus negócios. Além da região metropolitana de Campinas, atendemos atualmente distribuidoras avulsas e condomínios de distribuição espalhados em outras cinco regiões do país. Hoje, graças à estruturação e a padronização dos procedimentos e de profissionais, onde houver a necessidade de atendimento a Vulcano possui estrutura para o desenvolvimento de projetos de montagem de unidades analíticas locais, tornando viável um atendimento ágil e personalizado aos clientes em regiões deficientes de um bom e acessível serviço analítico.

Clientes em Geral
Atendemos também diversos tipos de clientes, seja por contratação periódica com cota mensal de análises ou com apresentação de amostras avulsas, sendo freqüente o atendimento, entre outras, a clientes tais como:
- Transportadoras;
- Empresas de ônibus;
- TRR - Transportadores revendedores retalhistas;
- Hospitais, hotéis, resorts e locadoras de geradores de energia a diesel;
- Pessoas físicas e oficinas mecânicas;
- Frotistas em geral como construtoras, locadoras e concessionárias, fazendas, prefeituras, autarquias, polícias, órgãos públicos, sindicatos de revendedores, etc.